NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Final ATÉGINA na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes

No passado dia 19 de maio, realizou-se a final do Programa ATÉGINA, na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes. O Programa ATÉGINA procura promover a compreensão dos alunos sobre o conceito, princípios e objetivos da Economia Circular, aplicados à sociedade nas suas várias dimensões. Através de uma capacitação para a economia circular que atuou em contexto escolar de forma multidisciplinar, com um processo colaborativo entre professores e monitores capacitados.

Para concluir o Programa, de todos os alunos foram selecionadas duas equipas por turma, estas fizeram a apresentação final dos seus trabalhos, no auditório da escola, para um júri composto pelos seguintes membros:

• Pedro Saraiva – Diretor Executivo do TAGUSVALLEY

• Celeste Simão – Vereadora da Câmara Municipal de Abrantes

• Maria Isabel Alves – Diretora do Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes

• Ana Salgueiro – Secretária da Associação de Pais

• Maria Silva – Presidente da Associação de Estudantes

Dos 14 grupos que apresentaram os seus projetos, elegeram-se os 3 grupos vencedores:

1º Lugar – Green Chargers

Desenvolvimento de um protótipo, os Green Chargers, que são adaptadores que seriam ligados aos carregadores dos dispositivos eletrónicos, com a funcionalidade de interrupção da passagem de corrente elétrica após a carga total dos dispositivos.

2º Lugar – Fruta sobre Rodas

Evento de sensibilização onde se pretende juntar a promoção de exercício físico, consciencialização para os meios de transporte sustentáveis e desperdício de comida (fruta), através da produção de energia através duma bicicleta estática para utilização numa liquidificadora com a finalidade de obter um sumo feito com fruta feia ou em fase final de comercialização.

3º Lugar – Implementação de horta na escola com posterior venda mensal dos produtos

Implementar no recinto da escola uma horta biológica para cultivo de legumes, criação de galinhas para aproveitamento de alguns resíduos alimentares provenientes da cantina e venda de produtos obtidos mensalmente no recinto da escola.

 

Obrigado a todos os que participaram no Programa ATÉGINA, que foi bastante enriquecedor para todos os envolvidos.

O ATÉGINA, é uma das atividades do projeto STARTUP ZERO, que procura promover e dinamizar o espírito empreendedor para projetos na área da Economia Circular. A sua missão é desenvolver iniciativas de estímulo e apoio ao empreendedorismo entre jovens e empreendedores, desde a capacitação para criação de ideias inovadoras, à concretização de novos negócios e startups circulares.

SOBRE O STARTUP ZERO

O projeto é composto por 5 parceiros, nomeadamente: Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação; Associação CECOLAB – Collaborative Laboratory Towards Circular Economy; TAGUSVALLEY – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopolo do Vale do Tejo; Sines Tecnopolo – Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama; SANJOTEC – Associação Científica e Tecnológica; e tem um investimento elegível total de 844.450,25 euros, cofinanciado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Social Europeu.

 

 

MAIS NOTíCIAS
Conheça as Ofertas de Emprego mais recentes em Abrantes, Torres Novas, Tomar e Sertã.
Conheça as Ofertas de Emprego mais recentes em Abrantes, Torres Novas, Tomar e Sertã.
Conheça as Ofertas de Emprego mais recentes em Abrantes, Torres Novas, Tomar e Sertã.