O <T-CODE> Programa de Acesso Universal a Competências Digitais, desenvolvido pelo TAGUSVALLEY recebeu a renovação do selo INCoDE.2030 até 2029.
A atribuição deste selo da “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030” (INCoDE.2030) tem como objetivo reconhecer, distinguir e conferir notoriedade às ações que contribuam para a capacitação das competências digitais no nosso país.
O TAGUSVALLEY é uma entidade pertencente ao Sistema Tecnológico Nacional com competências associadas à valorização da ciência e da tecnologia, cuja dinâmica se aplica mais diretamente à região do Médio Tejo. Uma das unidades orgânicas do TAGUSVALLEY é a de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito da qual se desenvolvem atividades junto das comunidades escolares entre o 1º ciclo e o ensino secundário.
O <T-CODE>, Programa Universal de Acesso às a Competências Digitais, em execução desde 2019, resulta de uma parceria com a Fundação Raspberry Pi através da qual foi possível criar uma adaptação do seu projeto internacional CODE CLUB, uma das ferramentas incluídas na lista de “Kits de Aprendizagem” disponibilizada pelo INCoDE.2030. A base desta parceria é tornar possível a todos os jovens a realização de todo o seu potencial através do poder da computação e das tecnologias digitais.
A atividade do <T-CODE> assenta na facilitação do contacto entre as crianças e linguagens de programação como o SCRACTH, HTML|CSS e PYTHON através das quais podem criar jogos, animações e páginas de internet. Estes projetos introduzem gradualmente diferentes conceitos de programação permitindo às crianças a construção incremental do seu repertório de conhecimento sem a necessidade da presença de um adulto com fortes competências digitais. As atividades do <T-CODE> têm uma forte componente comportamental na sua estrutura, privilegiando o trabalho em cooperação, a assunção de riscos, o desenvolvimento das capacidades de comunicação, o empreendedorismo, a sustentabilidade e a aprendizagem através da experiência.
Este projeto tem por isso como principal objetivo estimular a aprendizagem de novas linguagens (naturais, sociais e científicas) para o desenvolvimento de novas visões da vida, ligando a criatividade, a ciência e o uso da tecnologia à prossecução e comunicação das ideias dos participantes. Este é um programa não só para os alunos, mas para Todos os elementos da Comunidade Escolar, sendo os conteúdos de acesso gratuito.
O <T-CODE> inclui uma atividade de formação acreditada para professores e uma ação de capacitação para monitores.
Porquê ensinar a programar?
Saber programar é uma competência importante num mundo digital. Atualmente, não basta saber utilizar computadores, criar textos, folhas de cálculo e usar a internet. As crianças também devem compreender a forma como estas coisas funcionam. Aprender a programar não é apenas útil para quem quer ser programador no futuro. Programar fomenta outras competências, como a resolução de problemas e o raciocínio lógico contribuindo para o sucesso noutras áreas como as ciências e a matemática. Além disso, programar é extremamente divertido!!