O TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia, em Abrantes, tem de novo as suas portas abertas ao longo dos meses de Maio e Junho e convida a comunidade a conhecer de perto o trabalho desenvolvido no ecossistema de inovação da região.
Já no próximo dia 28 de maio, o TAGUSVALLEY acolhe estudantes, empreendedores, investigadores, empresas e o público em geral, com um programa diversificado que integra demonstrações tecnológicas, visitas guiadas, sessões temáticas, e atividades interativas.
Entre os principais destaques desta edição, encontra-se a tarde dedicada ao tema “Da Ciência ao Prato: Inovação e Criatividade na Transformação de Alimentos”, que abordará os desafios e oportunidades na cadeia alimentar, unindo ciência, indústria e criatividade.
O programa inclui ainda:
- 🏆 Final do Concurso ATÉGINA, promovendo o talento jovem e a inovação com impacto social e ambiental;
- ♻️ Mesa Redonda “Economia Circular e o Ensino”, que reunirá especialistas e docentes para refletir sobre a integração da sustentabilidade nos modelos educativos.
O Open Day TAGUSVALLEY’25 reforça o papel do parque tecnológico como um polo de desenvolvimento regional, promotor de conhecimento, empreendedorismo e colaboração entre ciência, empresas e sociedade.
PROGRAMA:
09H30-11H00 FINAL DO CONCURSO ATÉGINA
11H15-12H30 MESA REDONDA: “ECONOMIA CIRCULAR E O ENSINO”
ALMOÇO
14H00-18H00 DA CIÊNCIA AO PRATO: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NA TRANSFORMAÇÃO DE ALIMENTOS
Moderação: Ana Tasso – Casa Mendes Gonçalves
14:00 Receção dos participantes
14:30 Abertura
14:40 As tendências de consumo atuais – Teresa Carvalho – PortugalFoods
15:00 A sustentabilidade no setor agroalimentar – André Mota – Colab4Food
15:20 Food Design como ferramenta de desenvolvimento de novos produtos – Ricardo Bonacho – Food Design Lab
15:40 Tecnologias não térmicas para conservação de alimentos – Filipa Vinagre – Instituto Superior de Agronomia
16:00 O papel dos alimentos fermentados no futuro da alimentação – Eduardo Coelho – Universidade do Minho
16:20 Inteligência Alimentar na produção de alimentos – Óscar Dias – OmniumAI
16:40 Debate
17:10 Lançamento da 7ª Edição do Prémio FoodFabLab
17:20 Visita ao INOV.LINEA e prova de produtos
18:00 Encerramento
Próximas atividades:
- O TAGUSVALLEY irá promover uma cerimónia de entrega de certificados “Missão Zero 2024/2025”, no dia 11 de junho, no auditório da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, entre as 10h00 e as 12h30, com a presença muito especial da Professora Doutora Ana Pires, a primeira mulher cientista-astronauta portuguesa!
- No próximo dia 25 de junho, iremos realizar o Workshop “Cibersegurança nas Organizações”, que traz ao debate a proteção digital no contexto empresarial e institucional. Este evento é uma organização conjunta entre a NERSANT, o Instituto Politécnico de Tomar e o TAGUSVALLEY.
A participação é gratuita, mediante inscrição:
ℹ️ Inscrições em: https://forms.gle/VoRMTwmpwjzYHVgQA
