Este evento teve como objetivo assinalar o arranque dos projetos: Geração Circular e iMAGINE. Estes dois projetos surgem, da identificação de um problema social: o desemprego jovem. Trata-se de um fenómeno abrangente em termos regionais e académicos, em que Portugal se posiciona claramente acima da média europeia.
O TAGUSVALLEY identificou este como um principal problema social a abordar, envolvendo-se desta forma nestas iniciativas, sendo entidade líder do Geração Circular e investidor social do iMAGINE.
PROGRAMA:
16h00 – Boas Vindas
16h05 – A perspetiva do TAGUSVALLEY, perante os projetos do Portugal Inovação Social
16h15 – Apresentação do projeto Geração Circular
16h30 – Apresentação do projeto iMAGINE
16h45 – Q&A
17h00 – Networking
Geração Circular:
O TAGUSVALLEY obteve em outubro aprovação do projeto Geração Circular, por parte da Portugal Inovação Social, que tem por público-alvo os desempregados de 18 a 25 anos, residentes no Médio Tejo, com, no mínimo de 12º ano de escolaridade completo e que possui como investidor social, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
O projeto visa criar um programa destinado a proporcionar novas ferramentas aos jovens em temas emergentes, como economia circular e inteligência artificial, enquanto fortalece suas competências pessoais.
A iniciativa tem como propósito preparar os jovens para a iminente transição no mercado de trabalho dos próximos anos e, consequentemente, aumentar a sua confiança e reduzir o índice de desemprego jovem na região do Médio Tejo.
iMAGINE:
O iMAGINE é um programa de impacto social para jovens adultos criado pela DiVERGE que visa melhorar as competências para a empregabilidade dos jovens e promover a sua inclusão social.
O iMAGINE começa com um programa de formação intensivo que os introduz a vários temas relacionadas com a comunicação, o marketing e o empreendedorismo, entre outros, a fim de desenvolverem competências e aumentarem a sua autoconsciência.
Este é o início de uma parceria a longo prazo, uma vez que cada participante tem depois a oportunidade de contar a sua história ao mundo, criando os seus próprios sneakers, lançando um micro-negócio com a DiVERGE para praticar as novas competências adquiridas, obtendo os lucros resultantes das vendas.
Ao longo dos últimos anos, o TAGUSVALLEY tem participado em vários projetos com impacto social, nomeadamente:
– Em 2008, o TAGUSVALLEY foi entidade parceira para a disseminação do Projeto OEIRAS PRO, co-financiado pelo Programa de Iniciativa Comunitária EQUAL, através do qual se pretendeu implementar um processo de capacitação das entidades do terceiro setor do território para o apoio à dinamização da responsabilidade social nas organizações no contexto da formação profissional e empregabilidade de grupos em risco de exclusão social.
– O EMPRE decorreu durante 10 anos, entre os anos de 2008 e 2018 e contou com a participação de 4060 alunos, 275 professores, 37 escolas e 24 concelhos, espalhados pela região centro do país, tendo resultado do mesmo 229 projetos de empresa em sala de aula. O EMPRE – Empresários na Escola, visa o desenvolvimento de capacidades empreendedoras nos jovens adolescentes, a partir do 2º ciclo, através da criação e gestão de uma empresa na escola. Os estudantes são confrontados com a necessidade de tomarem decisões de negócios de forma autónoma embora, de forma acompanhada pelos técnicos e professores envolvidos no projeto. A participação dos alunos no desenvolvimento da metodologia, pelo seu carácter multidisciplinar, propícia à continuação dos estudos, maior interesse/participação nas aulas e ao trabalho de competências como a criatividade, trabalho em equipa, criação de objetivos, autonomia e assunção do risco, competências que poderá aplicar no futuro em situações da sua vida pessoal e profissional.
– O TAGUSVALLEY dinamiza, em parceria com o IEFP, um GIP-Gabinete de Inserção Profissional a partir do Tramagal, desde a génese do programa em 2009. Através deste serviço, o TAGUSVALLEY presta apoio a ativos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
– O TAGUSVALLEY participou no projeto CLDS 4G Abrantes, de setembro de 2020 a agosto de 2023, no âmbito de uma parceria criada pelo Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA), como Entidade Coordenadora Local de Parceria (ECLP). O foco do projeto foi o desenvolvimento de estratégias de combate à exclusão social e desemprego, com vista à empregabilidade e inclusão social ativa dos cidadãos. O contexto de aplicação do projeto teve em consideração as necessidades reais da população, com especial foco para os ativos desempregados e situações críticas de pobreza, principalmente a infantil, no concelho de Abrantes.
Em 2025, irá participar na nova edição CLDS 5G Abran’Gente, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, entidade coordenadora Local de Parceria, sendo no projeto responsável pelo Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação.
– O TAGUSVALLEY colabora, desde 2022, no apoio à dinamização das atividades do Programa Integrado de Educação e Formação do Agrupamento nº 2 de Abrantes através do qual proporciona aos alunos envolvidos no mesmo oportunidades de contacto e capacitação em tecnologias emergentes, técnicas de comunicação e valorização pessoal.