No passado dia 19 de fevereiro, realizou-se a Reunião de Conselho Geral da Nova Edição do Projeto INOVC+, do qual o TAGUSVALLEY faz parte.
A 4.ª edição realizou-se no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), vem dar continuidade aos anteriores programas InovC, INOVC 2020 e edições anteriores do INOVC+ que, desde 2010, têm vindo a criar um sistema articulado entre ciência, tecnologia e empresas para posicionar a Região Centro como uma referência nacional nos domínios da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo.
A reunião serviu para assinalar o arranque da nova edição deste projeto, foram também recolhidos vários contributos e definidas as linhas de trabalho. Contou com a participação do Reitor da Universidade de Coimbra (Promotor-Líder), Amílcar Falcão; Pedro Saraiva, Diretor Executivo do TAGUSVALLEY; Universidade de Aveiro; Universidade da Beira Interior; juntando, todas as 23 entidades. Esta edição conta com cinco novas entradas: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, BIKiNNOV, Sea Power, STAR Institute e CTCV.
De acordo com Isabel Damasceno, a presidente da CCDRC, “Uma das fragilidades da região é a transferência de conhecimento, isto é, temos instituições ricas na criação de ciência, mas depois temos esta fragilidade que é transmiti-la para a economia, para a sociedade e para a necessidade de criação de riqueza na região”. O INOVC+ tem como objetivo colmatar esta questão.
Na 4.ª edição, o programa propõe-se a potenciar a valorização e a transferência de conhecimentos para a economia regional, através da promoção da inovação das empresas, tornando-as mais competitivas. Relativamente aos objetivos estratégicos traçados, Nuno Gomes, coordenador do INOVC+ destacou o último: “melhorar o desempenho da inovação da Região Centro, contribuindo para a melhoria da sua classificação por parte do Regional Innovation Scoreboard da União Europeia”.
A 4.ª edição vai ser implementada ao longo dos próximos dois anos e meio e vai ter um investimento de 4,1 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo Centro 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia.
Sobre o INOVC+:
O INOVC+ é um projeto-piloto estratégico para a Região Centro que, num contexto de trabalho em rede, visa potenciar a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de atividades de I&D e Inovação para a economia regional, através do fortalecimento e qualificação do Ecossistema Regional de Inovação INOVC+ e do robustecimento das suas competências especializadas, individuais e coletivas enquanto ecossistema, de interação com as empresas e a Sociedade como um todo.