NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

TAGUSVALLEY NA VICE PRESIDÊNCIA DA TECPARQUES

No passado dia 18 de fevereiro, realizou-se a Assembleia Geral da Tecparques, na qual o TAGUSVALLEY foi nomeado Vice Presidente.

Este foi um dia de eleições dos novos órgãos associados, mas também de momentos de partilha e troca de experiências, no que toca à tecnologia, inovação e empreendedorismo, entre Parques Tecnológicos.

Os órgãos sociais eleitos foram:

DIREÇÃO

Presidência – Nuno Augusto

A TECPARQUES – Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia é a associação sem fins lucrativos, que representa os parques tecnológicos de Portugal.

A TECPARQUES tem como objetivo a promoção e valorização dos Parques de Ciência e Tecnologia e a sua interação com outras organizações nacionais e internacionais, por via:

  • Coordenar e promover a cooperação entre os vários parques de ciência e tecnologia portugueses
  • Ser mediador e facilitador entre as políticas nacionais, europeias e a defesa dos interesses dos seus associados;
  • Dar uma maior visibilidade do trabalho dos associados junto do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), de forma a promover uma maior interligação entre as instituições do saber e do conhecimento e os mercados, potencializando o desenvolvimento regional dos territórios
  • Influenciar no incremento das exportações
  • Incentivar a integração de recursos humanos altamente qualificados nas empresas
  • Assegurar as melhores condições para a atração e fixação de investimento externo através dos PCT;
  • Reforçar a aliança ibérica com a APTE

O que é um Parque de Ciência e Tecnologia?

De acordo com a definição da IASP, em 2002, um Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) é uma organização gerida por especialistas, cujo principal objetivo é aumentar a riqueza da comunidade , através da promoção da cultura de inovação e da competitividade das empresas e instituições baseadas no conhecimento que lhe estão associadas.

Para alcançar estes objetivos, um PCT:

  • Estimula e gere o fluxo de conhecimentos e de tecnologias entre Universidades, Instituições de I&D, empresas e mercados;
  • Facilita a criação e o crescimento de empresas baseadas na inovação através da incubação e de processos de spin-off;
  • Fornece outros serviços de valor acrescentado, bem como espaços e serviços de apoio de elevada qualidade.

O que define um Parque de Ciência e Tecnologia?

A TECPARQUES define os PCT como empreendimentos promotores da inovação e do desenvolvimento, que incluam, nomeadamente, os seguintes elementos:

  • Ser um espaço inteligente desenhado para servir de interface entre os sistemas empresarial, científico e educativo;
  • Ter uma ligação formal com uma ou mais Universidades e/ou instituições de investigação e desenvolvimento;
  • Ser concebido de forma a encorajar a formação e crescimento de empresas baseadas em conhecimento avançado, incluindo serviços de valor acrescentado;
  • Ter uma gestão ativamente empenhada na inovação, incentivando a transferência de tecnologia, o reforço da competência das organizações nele instaladas e a criação de redes e conexões estratégicas.
MAIS NOTíCIAS
TAGUSVALLEY dinamiza Workshop para crianças "Brincar com Azeite: Ciência Divertida", no Encontro Ibérico do Azeite, em Abrantes.
O TAGUSVALLEY foi aceite como delivery partner da EIT Food. Isto significa que iremos trabalhar em parceria, na execução de
No dia 25 de fevereiro, realizou-se a reunião de parceria do projeto DRIVEN, nas instalações do TAGUSVALLEY.