NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

PROJETO DRIVEN LANÇA QUESTIONÁRIO PARA ANALISAR INOVAÇÃO ABERTA NO TECIDO EMPRESARIAL DA EUROACE

O projeto DRIVEN – Open Innovation Driven Economy (Interreg POCTEP 2021-2027) desenvolveu um questionário com o objetivo de identificar práticas de Inovação Aberta realizadas na EUROACE – eurorregião constituída pelo Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola.

Sendo o objetivo do projeto DRIVEN promover uma cultura de inovação aberta no tecido empresarial da EUROACE, que permita o intercâmbio de conhecimentos e experiências, melhorando os resultados das empresas ao longo do seu ciclo de gestão de I+D+i, aceleração de iniciativas de base científica e tecnológica, alianças estratégicas e internacionalização, este inquérito tem o propósito de entender o estado das práticas de inovação aberta no referido território.

A inovação aberta, a prática de colaborar com entidades externas (clientes, fornecedores, infraestruturas de I&D, startups, entre outros) para cocriar valor com o desenvolvimento de novas ideias, produtos, tecnologias ou serviços, tornou-se essencial para o sucesso empresarial. À medida que as organizações enfrentam uma série de desafios, deverão aproveitar o potencial da inovação aberta para encurtar o tempo de resposta organizacional e capitalizar as oportunidades futuras.

O questionário “Inovação Aberta na EUROACE” é direcionado a todas as entidades que atuam no território, incluindo empresas, start-ups, entidades governamentais, entidades do Sistema Científico e Tecnológico, como Centros de Investigação e Laboratórios Colaborativos, entre outros, nomeadamente profissionais que estejam diretamente envolvidos em estratégias de inovação, e encontra-se disponível aqui.

Para além de permitir analisar os processos de inovação aberta já existentes entre estas entidades, possibilitará a identificação de desafios sentidos nestas relações de colaboração e cocriação, de transferência de conhecimento, tecnologia e inovações entre entidades, e ainda a compreensão das necessidades e os interesses demonstrados por estas entidades e a sua integração nas ações do projeto.

Ao nível de ações, o DRIVEN prevê a dinamização de eventos de networking e colaboração, a criação e dinamização de plataforma de inovação que facilitará a colaboração e a partilha de ideias, nomeadamente o lançamento de desafios (previamente diagnosticados) em formato aberto para atrair contribuições externas para o processo de resolução de problemas com a respetiva apresentação de soluções e, para estas, apoio em programas de pré-aceleração, incubação e aceleração.

Acrescentam-se ainda ações de sensibilização e capacitação que apoiarão as entidades na gestão das práticas de inovação aberta, parcerias e na capitalização da Propriedade Intelectual e Industrial da inovação.

Os participantes do questionário que deem conhecimento do seu interesse em participar nestas atividades serão posteriormente notificados aquando das mesmas e terão também acesso aos resultados do inquérito que serão disponibilizados publicamente.

O DRIVEN é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2021-2027.

MAIS NOTíCIAS
O TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia de Abrantes inicou a celebração do seu vigésimo aniversário com a assinatura
No dia 5 de dezembro, realizámos o Evento VALORIZAÇÃO E INOVAÇÃO NOS HORTOFRUTÍCOLAS: Novas formas de pensar a transformação e