Código da Operação: CENTRO2030-FEDER-01427300
Acrónimo: INOVC+
Título: INOVC+: Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia da Região Centro
Área Científica: Multidisciplinar
Síntese do Projeto:
O INOVC+ é um projeto-piloto estratégico para a Região Centro que, num contexto de trabalho em rede, visa potenciar a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de atividades de I&D e Inovação para a economia regional, através do fortalecimento e qualificação do Ecossistema Regional de Inovação INOVC+ e do robustecimento das suas competências especializadas, individuais e coletivas enquanto ecossistema, de interação com as empresas e a Sociedade como um todo.
Apesar da capacidade de I&D instalada e dinâmicas de inovação estarem a produzir efeitos positivos na competitividade, a Região Centro apresenta atualmente algumas insuficiências de desempenho em inovação, devido sobretudo a condições organizacionais, de recursos e de conhecimento sobre as quais importa continuar a trabalhar de modo a corrigir as mesmas e a melhorar globalmente o seu desempenho da inovação.
Neste contexto, alicerçado no conhecimento técnico especializado e experiência acumulada das suas entidade copromotoras, e dando continuidade e coerência aos investimentos realizados no âmbito do programas INOVC, INOVC2020 e InovC+, o presente projeto INOVC+ visa, por um lado, tornar o tecido empresarial mais inovador e, por outro, tornar mais empresariais as instituições de ensino superior e demais entidades não empresariais do sistema regional de inovação, onde se onde se encontra o maior potencial tecnológico e investigador.
Após o desenvolvimento dos anteriores programas com a marca INOVC, atualmente a Região Centro está dotada de um ecossistema regional de inovação estruturado, mais ligado, e com melhor conhecimento entre si das competências e áreas de atuação de cada um dos seus membros e da realidade socioeconómica do seu respetivo território de intervenção. No entanto, apesar destas dinâmicas de colaboração entre as entidades copromotoras do Ecossistema Regional de Inovação INOVC+ serem muito positivas, existe ainda espaço para melhoria, como demonstram os resultados aquém do desejável da Região Centro em termos de efeitos na competitividade.
Importa por isso, consolidar o processo de consolidação e dinamização do Ecossistema Regional de Inovação INOVC+, nomeadamente, por um lado, reforçando as equipas técnicas dos seus membros, quer em número quer em conhecimento técnico na área da valorização e transferência de conhecimento e tecnologia, e, por outro e ao mesmo tempo, apoiando o robustecimento das suas competências especializadas de interação com as empresas e a sociedade, individuais e coletivas enquanto ecossistema, com apostas transversais e sectorialmente orientadas para as necessidades específicas de cada projeto de I&D e inovação com potencial económico.
Investigador Responsável: Doutor Nuno Mendonça
Programa de Financiamento: CENTRO2030 – Programa Regional do Centro 2021-2027
Fundo: FEDER-Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Data de início: 01-10-2024
Data de conclusão: 31-03-2027
Instituições participantes no Projeto:
Universidade de Coimbra (Promotor-Líder); Universidade de Aveiro; Universidade da Beira Interior; Instituto Politécnico de Viseu; Instituto Politécnico da Guarda; Instituto Politécnico de Coimbra; Instituto Politécnico de Castelo Branco; Instituto Politécnico de Tomar; Instituto Politécnico de Leiria; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo; ITECONS – Instituto de I&D Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade; Instituto Pedro Nunes – Associação; SERQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta; BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação; AEMITEQ – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade; AIBILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem; RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel; BIKINNOV – Bike Value Innovation Center – Association; STAR INSTITUTE – Associação de Investigação, Ciência e Tecnologias Aplicadas; SEAPOWER – Associação para o Desenvolvimento da Economia do Mar; BIOCANT PARK S.A.; CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro
Custo total elegível: 4.108.109,70 €
Apoio financeiro da UE: 3.491.893,25€