NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Green Days Médio Tejo 2025 no TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia

No passado dia 27 de março, realizou-se no TAGUSVALLEY, a conferência Green Days Médio Tejo 2025.

A abertura do evento foi feita por António Pedroso Leal, Presidente da Direção da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém seguido de Isabel Caldeira Cardoso, Presidente da Comissão Executiva AICEP e Fundadora da APPE.

Ainda, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, saudou esta iniciativa da NERSANT, que reuniu em Abrantes, dezenas de participantes e extraordinários oradores, “…num momento em que as exigências ambientais, sociais e de formação são cada vez mais importantes no desenvolvimento das regiões (…). Temos hoje aqui, um momento extraordinário, para refletirmos sobre a construção coletiva de um futuro mais equilibrado e sustentável para o ambiente, empresas e para as nossas comunidades.” Acrescenta que “queremos um crescimento económico que tenha em conta a sustentabilidade.”.

Pedro Saraiva, Diretor Executivo do TAGUSVALLEY foi moderador do Painel 4 “Economia Circular e Boas Práticas de Governança Empresarial”. Este painel contou com as intervenções de Gabriela Rodrigues, Diretora do Departamento de Sustentabilidade da Casa Mendes Gonçalves; Marta Nalha, Environment &Safety Management da Mitsubitshi Fuso Truck Europe; Francisco Barreiro, Head of Innovation & Susteainability d Renova; e ainda, Paulo Estrada, Gerente e Diretor Geral da Sofalca.

Este evento teve como objetivo a promoção da sustentabilidade empresarial na região do Médio Tejo, num compromisso conjunto entre diversas entidades, instituições e empresas parceiras que responde aos desafios contemporâneos da região.

A conferência teve como objetivos abordar os principais desafios ambientais, sociais e de governança (ESG) que a região enfrenta, com o objetivo de apresentar soluções concretas e medidas sustentáveis para implementação nas Pequenas e Médias Empresas (PME) da região até 2026. Entre as temáticas prioritárias estiveram a redução das emissões de carbono, a promoção da economia circular, a eficiência energética e a adoção de práticas de transparência e inclusão nas operações empresariais.

A convenção criou também um fórum de discussão e ação colaborativa para soluções sustentáveis e inovadoras, destacando-se como uma iniciativa pioneira em Portugal para promover um desenvolvimento equilibrado e sustentável que pretende sensibilizar, mas também capacitou os participantes para a implementação de práticas sustentáveis nas suas operações diárias.

Esta temática é de alta relevância para o TAGUSVALLEY, porque ao longo dos últimos anos, o Parque tem trabalhado com vários projetos e programas, focados atividades com impacto ambiental, nomeadamente: STARTUP ZERO, ATÉGINA, GERAÇÃO CIRCULAR, entre outros.

STARTUP ZERO: projeto de inovação e empreendedorismo focado na transição para a economia circular que conjuga a aceleração de modelos de negócio circulares por design para a criação de valor de mercado, com a capacitação dos consumidores partindo dos jovens a partir do 3.º ciclo.

ATÉGINA: programa educativo que visa capacitar os alunos, com os conhecimentos, competências e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de projetos alinhados com a economia circular, que contribuam para o desenvolvimento sustentável das nossas sociedades e o espírito empreendedor.

GERAÇÃO CIRCULAR: programa que pretende capacitar jovens desempregados com competências fundamentais para o mercado de trabalho dos próximos anos, tecnológicas (IA+EC) e pessoais, tais como pensamento crítico (resolução de problemas), comunicação (entender e comunicar ideias), colaboração (trabalho em sinergia) e criatividade (aliar o melhor do passado ao melhor do futuro).

Não esquecendo que, após a decisão do Governo criar uma Zona Livre Tecnológica (ZLT), em Abrantes, o TAGUSVALLEY é o polígono 2 das três zonas distintas. O Parque de Ciência e Tecnologia do Vale do Tejo, assumirá um papel de ecossistema de cooperação entre empresas, start-ups e instituições de ensino.

Mais sobre o Greendays:

Realizado em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), Município de Abrantes, Instituto Politécnico de Tomar (IPT), Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia, Médiotejo21 – Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul e AICEP Portugal Global, esta primeira edição do Green Days Médio Tejo tem vindo a ganhar cada vez mais adesão, contando com um número crescente de apoiantes. Empresas como a Endesa, TreeEnergy, Renova, RSA e Sofalca juntam-se a esta iniciativa como patrocinadores, com o apoio dos Municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Ourém, Tomar, Sardoal e Vila Nova da Barquinha, num compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento responsável dos territórios.

A conferência veio reforçar a importância de um compromisso contínuo com a sustentabilidade, sublinhando a necessidade de uma ação coletiva e coordenada para enfrentar os desafios globais a nível local.

MAIS NOTíCIAS
A TechFrame, empresa de referência no desenvolvimento de software para a gestão da Propriedade Industrial e para o Desenvolvimento &
Conheça as Ofertas de Emprego mais recentes em Abrantes, Torres Novas e Tomar.
No dia 27 de março, às 11h30, o TAGUSVALLEY, através do INOV.LINEA – Tecnologias Alimentares e o Município de Tomar