Já se conhecem os vencedores da 6.ª edição do Prémio Food Fab Lab, iniciativa dinamizada pelo INOV.LINEA – Tecnologias Alimentares do TAGUSVALLEY.
Esta edição foi repartida por 2 fases e contou com 18 inscrições. No final entregámos 4 Prémios e 1 Menção Honrosa. Os premiados foram: Prémio FOOD FAB LAB – ProYoGut (Cláudia Maciel, Sérgio Sousa e Professora Paula Teixeira); Prémio Categoria INOVAÇÃO – KefirCream (Rafaela Dias & Equipa)
Prémio Categoria POTENCIAL DE MERCADO – Concentrado de Sopa de Legumes Ultracongelados (André Roseiro e Sónia Marques); Prémio Categoria DEGUSTAÇÃO – Segredos de Abrantes (Célia Santos); Menção Honrosa – + Mel (João Rosa e Paula Gamito).
Prémio FOOD FAB LAB
Nome do Produto: ProYoGut
Tipologia: Produto fermentado de base vegetal análogo a iogurte.
Breve descrição do produto: Gama de produtos medicinais plant-based (fermentado) com potencial para profilaxia de infeções. Fonte de ómega-3 benéficos para função cardiovascular.
Breve História do Produto: Em 2018, no âmbito de um projeto em colaboração com a Frulact, numa reunião com o Comendador Arménio Miranda surgiu a ideia de formular um fermented milk com novas culturas starter probióticas. Em 2019, no âmbito do concurso NewFood expandiu-se este conceito para desenvolver análogos plant-based.
Nome do responsável: Cláudia Maciel, Sérgio Sousa e Professora Paula Teixeira da Universidade Católica Portuguesa.
Localidade: Porto
Prémio Categoria INOVAÇÃO
Nome do Produto: KefirCream
Tipologia: Queijo creme com probióticos para barrar.
Breve descrição do produto: Queijo creme probiótico para barrar sabor à cebola, elaborado com leite de vacas felizes, ingredientes 100% naturais e baixo teor de gordura.
Breve História do Produto: O KefirCream surgiu como proposta a disciplina de Sistema da Qualidade do Mestrado em Engenharia Alimentar da Universidade de Lisboa. O desafio foi desenvolver produtos inovadores direcionados a um público-alvo que valoriza qualidade, originalidade e compromisso com um estilo de vida saudável e respeito ao meio ambiente.
Nome do responsável: Rafaela Dias, Ana Marta Fitas, Diana Costa e Margarida Oliveira
Localidade: Lisboa
Prémio Categoria POTENCIAL DE MERCADO
Nome do Produto: Concentrado de Sopa de legumes ultracongelado.
Tipologia: Sopas, Concentrados de sopa.
Breve descrição do produto: Concentrado de sopa de legumes ultracongelado que permite ao consumidor ter uma opção simples, rápida, prática e saudável de sopa no seu congelador.
Breve História do Produto: Este é um produto que surge da falta de opções no mercado de sopas. A inexistência de produtos que recriem uma sopa acabada de fazer, com um elevado tempo de vida útil e com as características organoléticas e nutricionais típicas de uma sopa caseira levaram ao desenvolvimento deste novo produto.
Nome do responsável: André Roseiro e Sónia Marques
Localidade: Porto
Prémio Categoria DEGUSTAÇÃO
Nome do Produto: Segredos de Abrantes
Tipologia: Bolos, Sobremesas, Pastelaria e Doçaria
Breve descrição do produto: Tubos de massa brick recheados com doce de ovos e palha de Abrantes e amores-perfeitos (cidade florida).
Breve História do Produto: A imagem desta sobremesa é representar o castelo de Abrantes os seus doces conventuais e a cidade florida.
Nome do responsável: Célia Santos
Localidade: Abrantes
MENÇÃO HONROSA
Nome do Produto/Denominação de venda: +Mel
Tipologia: Compotas, Doces e Marmeladas.
Breve descrição do produto: Um mel bem acompanhado, em várias versões todas elas saborosas e saudáveis (mel com raspa de limão / gengibre / cidreira, com especiarias). Fácil e pronto a usar.
Breve História do Produto:
Surge da necessidade de ter mel com limão para usar em caso de constipação, e em situações em que não existe limões disponíveis. Daí o usar mel puro e adicionar raspas de limão ou pedaços de gengibre e ter sempre a opção de algo que se prepara rapidamente, com qualidade e com produtos endógenos da nossa região.
Nome do responsável: João Rosa e Paula Gamito
Localidade: Vila de Rei / Castelo Branco
Nesta edição contámos com um júri de renome nacional composto por: Teresa Mariano, da APN – Associação Portuguesa de Nutrição; Miguel Teixeira, do Colab4Food; Leonor Almeida Garrett, da SONAE MC; Helena Mira, da Escola Superior Agrária de Santarém – Instituto Politécnico de Santarém; Deolinda Silva, da PortugalFoods; Conceição Pereira, da TAGUS Ribatejo Interior; e, Nelson Félix, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Os vencedores recebem como prémios um conjunto de serviços do TAGUSVALLEY, para apoiar o desenvolvimento do produto, apoiar a sua introdução no mercado ou mesmo apoiar o seu lançamento com os primeiros lotes no mercado, através das suas instalações fabris licenciadas e ao dispor dos clientes para incubação industrial.
O Prémio FOOD FAB LAB tem como objetivo revolucionar a inovação e o empreendedorismo no setor agroalimentar, abrindo portas a novos horizontes e oportunidades. Este prémio não impulsiona apenas a economia no setor agroalimentar, mas promove também o aparecimento de novos produtos e/ou projetos empresariais.
O FOOD FAB LAB é o serviço de produção partilhada, para a comunidade científica, empresarial e educativa, disponibilizado pelo TAGUSVALLEY, através da sua unidade de investigação aplicada do setor agroalimentar – INOV.LINEA. Este é um espaço multifuncional que é composto por uma cozinha e uma nave industrial. Neste espaço podem encontrar-se equipamentos e tecnologias, dedicados(as) à transformação, investigação e produção à escala piloto de produtos alimentares. Os equipamentos permitem preparação e transformação de produtos hortofrutícolas e/ou cárnicos. O que permite o desenvolvimento do produto para TRL’s mais elevados ou mesmo a introdução do produto no mercado, com o respetivo licenciamento industrial e produção das primeiras séries e lotes dos novos produtos.