NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Estes são os vencedores da 6ª Edição do Prémio FOOD FAB LAB

Já se conhecem os vencedores da 6.ª edição do Prémio Food Fab Lab, iniciativa dinamizada pelo INOV.LINEA – Tecnologias Alimentares do TAGUSVALLEY.

Esta edição foi repartida por 2 fases e contou com 18 inscrições. No final entregámos 4 Prémios e 1 Menção Honrosa. Os premiados foram:  Prémio FOOD FAB LAB – ProYoGut (Cláudia Maciel, Sérgio Sousa e Professora Paula Teixeira); Prémio Categoria INOVAÇÃO – KefirCream (Rafaela Dias & Equipa)

Prémio Categoria POTENCIAL DE MERCADO – Concentrado de Sopa de Legumes Ultracongelados (André Roseiro e Sónia Marques); Prémio Categoria DEGUSTAÇÃO – Segredos de Abrantes (Célia Santos); Menção Honrosa – + Mel (João Rosa e Paula Gamito).

 

Prémio FOOD FAB LAB

Nome do Produto: ProYoGut

Tipologia: Produto fermentado de base vegetal análogo a iogurte.

Breve descrição do produto: Gama de produtos medicinais plant-based (fermentado) com potencial para profilaxia de infeções. Fonte de ómega-3 benéficos para função cardiovascular.

Breve História do Produto: Em 2018, no âmbito de um projeto em colaboração com a Frulact, numa reunião com o Comendador Arménio Miranda surgiu a ideia de formular um fermented milk com novas culturas starter probióticas. Em 2019, no âmbito do concurso NewFood expandiu-se este conceito para desenvolver análogos plant-based.

Nome do responsável: Cláudia Maciel, Sérgio Sousa e Professora Paula Teixeira da Universidade Católica Portuguesa.

Localidade: Porto  

Prémio Categoria INOVAÇÃO

Nome do Produto: KefirCream

Tipologia: Queijo creme com probióticos para barrar.

Breve descrição do produto: Queijo creme probiótico para barrar sabor à cebola, elaborado com leite de vacas felizes, ingredientes 100% naturais e baixo teor de gordura.

Breve História do Produto: O KefirCream surgiu como proposta a disciplina de Sistema da Qualidade do Mestrado em Engenharia Alimentar da Universidade de Lisboa. O desafio foi desenvolver produtos inovadores direcionados a um público-alvo que valoriza qualidade, originalidade e compromisso com um estilo de vida saudável e respeito ao meio ambiente.

Nome do responsável: Rafaela Dias, Ana Marta Fitas, Diana Costa e Margarida Oliveira

Localidade: Lisboa

 

Prémio Categoria POTENCIAL DE MERCADO

Nome do Produto: Concentrado de Sopa de legumes ultracongelado.

Tipologia: Sopas, Concentrados de sopa.

Breve descrição do produto: Concentrado de sopa de legumes ultracongelado que permite ao consumidor ter uma opção simples, rápida, prática e saudável de sopa no seu congelador.

Breve História do Produto: Este é um produto que surge da falta de opções no mercado de sopas. A inexistência de produtos que recriem uma sopa acabada de fazer, com um elevado tempo de vida útil e com as características organoléticas e nutricionais típicas de uma sopa caseira levaram ao desenvolvimento deste novo produto.

Nome do responsável: André Roseiro e Sónia Marques

Localidade: Porto

 

Prémio Categoria DEGUSTAÇÃO

Nome do Produto: Segredos de Abrantes

 Tipologia: Bolos, Sobremesas, Pastelaria e Doçaria

Breve descrição do produto: Tubos de massa brick recheados com doce de ovos e palha de Abrantes e amores-perfeitos (cidade florida).

Breve História do Produto: A imagem desta sobremesa é representar o castelo de Abrantes os seus doces conventuais e a cidade florida.

Nome do responsável: Célia Santos

Localidade: Abrantes

 

MENÇÃO HONROSA

Nome do Produto/Denominação de venda: +Mel

Tipologia: Compotas, Doces e Marmeladas.

Breve descrição do produto: Um mel bem acompanhado, em várias versões todas elas saborosas e saudáveis (mel com raspa de limão / gengibre / cidreira, com especiarias). Fácil e pronto a usar.

Breve História do Produto:

Surge da necessidade de ter mel com limão para usar em caso de constipação, e em situações em que não existe limões disponíveis. Daí o usar mel puro e adicionar raspas de limão ou pedaços de gengibre e ter sempre a opção de algo que se prepara rapidamente, com qualidade e com produtos endógenos da nossa região.

Nome do responsável: João Rosa e Paula Gamito

Localidade: Vila de Rei / Castelo Branco

 

Nesta edição contámos com um júri de renome nacional composto por: Teresa Mariano, da APN – Associação Portuguesa de Nutrição; Miguel Teixeira, do Colab4Food; Leonor Almeida Garrett, da SONAE MC; Helena Mira, da Escola Superior Agrária de Santarém – Instituto Politécnico de Santarém; Deolinda Silva, da PortugalFoods; Conceição Pereira, da TAGUS Ribatejo Interior; e, Nelson Félix, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Os vencedores recebem como prémios um conjunto de serviços do TAGUSVALLEY, para apoiar o desenvolvimento do produto, apoiar a sua introdução no mercado ou mesmo apoiar o seu lançamento com os primeiros lotes no mercado, através das suas instalações fabris licenciadas e ao dispor dos clientes para incubação industrial.

O Prémio FOOD FAB LAB tem como objetivo revolucionar a inovação e o empreendedorismo no setor agroalimentar, abrindo portas a novos horizontes e oportunidades. Este prémio não impulsiona apenas a economia no setor agroalimentar, mas promove também o aparecimento de novos produtos e/ou projetos empresariais.

O FOOD FAB LAB é o serviço de produção partilhada, para a comunidade científica, empresarial e educativa, disponibilizado pelo TAGUSVALLEY, através da sua unidade de investigação aplicada do setor agroalimentar – INOV.LINEA. Este é um espaço multifuncional que é composto por uma cozinha e uma nave industrial. Neste espaço podem encontrar-se equipamentos e tecnologias, dedicados(as) à transformação, investigação e produção à escala piloto de produtos alimentares. Os equipamentos permitem preparação e transformação de produtos hortofrutícolas e/ou cárnicos. O que permite o desenvolvimento do produto para TRL’s mais elevados ou mesmo a introdução do produto no mercado, com o respetivo licenciamento industrial e produção das primeiras séries e lotes dos novos produtos.

MAIS NOTíCIAS
O TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia de Abrantes inicou a celebração do seu vigésimo aniversário com a assinatura
No dia 5 de dezembro, realizámos o Evento VALORIZAÇÃO E INOVAÇÃO NOS HORTOFRUTÍCOLAS: Novas formas de pensar a transformação e