No passado dia 21 de setembro, Abrantes foi a capital da Transição Digital durante a conferência que defendeu a criação de territórios inteligentes.
O evento juntou responsáveis políticos, autarcas, profissionais da administração pública, professores da área das tecnologias, das ciências da informação e da inteligência artificial e empresários, enquanto agentes de inovação. Esta conferência teve como objetivo estreitar o diálogo e promover a cooperação entre os profissionais das áreas representadas com vista a uma utilização mais inteligente do território.
O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, fez a sessão de abertura, dando destaque ao facto de que “em Abrantes não temos dúvidas que a transição digital é um processo fundamental para o desenvolvimento do nosso território e da nossa comunidade. Tem sido por isso que com grande convicção, ao longo dos últimos anos temos investido significativamente no desenvolvimento digital do município”.
O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes partilhou também que foi aprovada uma proposta de projeto de regulamento, que será “uma resposta que permitirá a localização e criação de empresas de base tecnológica, por exemplo, no nosso Parque de Ciência e Tecnologia. Uma oportunidade geradora de emprego qualificado no nosso território, bem como no envolvimento do ensino secundário profissional e superior”.
Ao longo do dia, foram abordados vários temas, nomeadamente:
- A transição digital como desafio;
- Tecnologia e gestão de informação, uma parceria de sucesso;
- Educação e inovação como pilares de desenvolvimento;
- Desenvolvimento de territórios próximos, inteligentes e sustentáveis.
O evento “Autarquias – Transição Digital” foi promovido pelo TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia, Município de Abrantes e Escola Superior de Tecnologia de Abrantes do Instituto Politécnico de Tomar.