NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

TAGUSVALLEY viu a sua adesão ao EIT FOOD aprovada

O TAGUSVALLEY foi aceite como delivery partner da EIT Food. Isto significa que iremos trabalhar em parceria, na execução de projetos e programas. Tendo também a possibilidade de liderar vários projetos, atuar local ou regionalmente como líderes numa área de impacto ou temática específica.

Como delivery partners, também iremos poder participar em eventos locais e regionais, captação de recursos e construção de redes de contato. Ao assinar este contrato, a EIT Food assume que irá trabalhar connosco, ao longo do ano, desenvolvendo planos estratégicos alinhados com os nossos objetivos.

 

O contexto e os objetivos do EIT Food são os seguintes:

A Europa precisa de transformar a sua relação com os alimentos. Os sistemas agroalimentares são uma das principais causas de alguns dos maiores desafios globais, desde as mudanças climáticas, o esgotamento de recursos e o desperdício, até à desnutrição, doenças e obesidade. São necessárias soluções inovadoras, em todas as etapas da cadeia de abastecimento alimentar – do campo à mesa – e é nisso que o EIT Food está focado.

O EIT Food é uma Comunidade de Conhecimento e Inovação dedicada a tornar o nosso sistema alimentar mais sustentável. E isso só pode acontecer através de uma abordagem inclusiva, na qual tanto produtores quanto consumidores possam participar ativamente na construção de um mundo melhor.

Construindo um sistema alimentar preparado para o futuro e acessível a todos

Como a maior e mais dinâmica comunidade de inovação alimentar do mundo, o EIT Food está a acelerar a inovação, por meio de uma abordagem baseada em missões. Criamos conexões dentro do sistema alimentar que estimulam novas ideias e invenções para impulsionar mudanças: entre startups e grandes empresas; entre empreendedores e investidores; entre consumidores e a indústria; entre pesquisa e ação; entre ideias e realidade; entre o presente e o futuro.

O EIT Food investe em projetos, organizações e indivíduos que partilham dos mesmos objetivos, de um sistema alimentar saudável e sustentável. A abordagem inclusiva coloca produtores e consumidores no centro desta transformação.

 

O que é a EIT?

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) é um organismo da União Europeia dotado de personalidade jurídica e de ampla capacidade jurídica reconhecida às pessoas coletivas pelo direito nacional.

O EIT foi criado pela União Europeia (UE) para desenvolver a inovação e o empreendedorismo em toda a Europa. Foi criada em 2008 ao abrigo do Regulamento (CE) n.º 294/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho para reforçar a competitividade global da Europa, promovendo a colaboração entre empresas, instituições de investigação e organizações de ensino superior.

O EIT é agora regido pelo Regulamento (UE) 2021/695, que foi adotado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho em 2021 (Regulamento IET). O Regulamento EIT alinha a missão do EIT com as prioridades da UE e os objetivos do Horizonte Europa em matéria de investigação em evolução, inovação, crescimento económico, criação de emprego, competitividade global, crescimento sustentável, ensino superior e empreendedorismo.

MAIS NOTíCIAS
No dia 25 de fevereiro, realizou-se a reunião de parceria do projeto DRIVEN, nas instalações do TAGUSVALLEY.
No passado dia 25 de fevereiro, arrancámos com o projeto iMAGINE, em contexto sala de aula, com um grupo de
Nos dias 21 a 23 fevereiro, estivemos presentes na Mostra de Atividades Económicas, para dar a conhecer o que fazemos