As Boas Práticas do Food Fab Lab no Interreg Europe


no image available

No dia 2 de Março, a Unidade de Negócio do Setor Agroalimentar do TAGUSVALLEY participou numa discussão online, promovida pelo Interreg Europe (Interreg Learning Platform). Nesta intervenção teve a oportunidade de partilhar as boas práticas adotadas no FOOD FAB LAB, serviço instalado no TAGUSVALLEY desde 2016 e dar recomendações para a sua transferibilidade a outras cidades, regiões e/ou países da Europa.

O Interreg Europe é um programa que visa reforçar a política de coesão através do intercâmbio de experiências, da transferência de boas práticas e de iniciativas conjuntas entre as 28 regiões da UE (além da Noruega e da Suíça) no âmbito de objetivos temáticos como a inovação, as PME, e a economia assente num baixo nível de missões de carbono e a proteção do ambiente.

A Unidade de Negócio do Sector Alimentar do TAGUSVALLEY apoia a inovação e a transferência de conhecimento no setor agroalimentar e tem atualmente três linhas de investigação principais:

• Processos de conservação de alimentos com tecnologias emergentes;

• Utilização de compostos naturais na conservação de alimentos;

• Processos combinados de desidratação. 

Esta unidade de negócio presta serviços a empresas, PME, start-ups e centros de investigação, universidades e politécnicos em:

• Desenho e desenvolvimento de novos produtos;

• Suporte e consultoria à entrada no mercado de novos produtos agroalimentares;

• Unidade produtiva partilhada, o FOOD FAB LAB, que tem contribuído para a dinamização de novos projetos empresarias por todo o país desde a sua criação.

O FOOD FAB LAB é um espaço pré-licenciado que disponibiliza uma cozinha e uma nave industrial para a transformação de alimentos.

Aqui os produtores podem realizar os ensaios necessários à sua atividade de produção alimentar no sentido de diminuírem os custos iniciais de investimento e testarem a aceitação dos seus produtos no mercado face às atuais tendências de consumo.

Saiba mais em https://swki.me/OtlCJSmo

 

 


Data

2021-03-08

Partilhar