5ª Edição | Prémio Food Fab Lab


no image available

O TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia realiza, pelo quinto ano consecutivo, o concurso do Prémio FOOD FAB LAB.

Este prémio é uma iniciativa do INOV.LINEA - Tecnologias Alimentares do TAGUSVALLEY, que tem disponível o serviço de produção partilhada, designado como FOOD FAB LAB para a comunidade científica, empresarial e educativa.

Este é um espaço multifuncional que é composto por uma cozinha e uma nave industrial. Neste espaço podem encontrar-se equipamentos e tecnologias, dedicados(as) à transformação, investigação e produção à escala piloto de produtos alimentares. Os equipamentos permitem preparação e transformação de produtos hortofrutícolas e/ou cárnicos.

O serviço FOOD FAB LAB evita paragens de linhas de produção industrial,encurta a curva de aprendizagem de equipas técnicas e minimiza os custos de produção no desenvolvimento de novos produtos e processos.

O prémio FOOD FAB LAB tem como objetivo dinamizar a inovação e a economia no sector agroalimentar, promover e potenciar o aparecimento de novos produtos e/ou projetos empresariais.

Os produtos a concurso serão avaliados em três categorias, a inovação, tendo em conta a criatividade e originalidade do produto; o potencial de mercado, que confere ao vencedor o mérito pela potencialidade do produto para a entrada no mercado, o valor acrescentado inerente, valorização do território local, regional ou nacional e a faculdade de promover a economia; a degustação, critério que confere o mérito pela suprema diferenciação e excelência sensorial, em todos os atributos organoléticos e sensitivos do produto.

Este prémio pretende fomentar o desenvolvimento de novos produtos, catalisar o arranque de projetos de transformação alimentar, bem como potenciar a economia e inovação no setor, procurando, assim, contribuir para a retoma económica do país.

Na 4ª Edição deste concurso o vencedor do Prémio FOOD FAB LAB foi Rui Lopes, de Proença a Nova, da Medronho e Canela, Inovação Alimentar e Nutricional, com o Pão de Medronho, um pão rústico, especial e inovador com todos os componentes do medronho. O prémio Inovação foi entregue a João Teixeira, da Mr. Beans com o Hambúrguer Super Proteico, um produto vegan a pensar nos desportistas, o prémio na categoria de Potencial de Mercado foi entregue a Elsa Jesus, com os cogumelos Shiitake desidratados, cultivados e produzidos de forma artesanal e, por fim, o prémio na categoria Degustação foi entregue a Cátia Pereira que concorreu com a Tigelada de Abóbora a tigelada tradicional abrantina à base de abóbora com redução de açúcar.

Os prémios a concurso são o Prémio FOOD FAB LAB no valor de mil e quinhentos euros em serviços do INOV.LINEA do TAGUSVALLEY, tendo em conta as suas capacidades e serviços diferenciados, nomeadamente desenvolvimento de produtos, oficina de introdução no mercado e FOOD FAB LAB, e os prémios nas categorias Inovação, Potencial de Mercado e Degustação no valor médio de 500 euros em serviços do INOV.LINEA do TAGUSVALLEY, tendo em conta as suas capacidades e serviços diferenciados.

As inscrições estão abertas até dia 15 de maio e estão disponíveis para empresas ou empresários em nome individual, legalmente constituídos na forma de pessoas singulares ou coletivas e/ou pessoas individuais com idade superior a 18 anos.

Inscrições

Regulamento 


Data

2022-03-15

Partilhar