TAGUSVALLEY Promove a 5ª Edição do Prémio Food Fab Lab


no image available

Ontem, dia 27 de abril, o TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia apresentou, pelo quinto ano consecutivo, o concurso do Prémio FOOD FAB LAB (FFL).

Este prémio é uma iniciativa do INOV.LINEA - Tecnologias Alimentares do TAGUSVALLEY, que tem disponível o serviço de produção partilhada, designado como FOOD FAB LAB.

A Presidente da Direção do Parque, Paula Grijó, destacou que “este prémio tem o principal objetivo de apoiar os empresários e as pessoas em nome individual que tenham uma ideia para desenvolver um produto na área agroalimentar”, sublinhando ainda a importante função da Unidade INOV.LINEA, dizendo ainda que “esta unidade está ao serviço da comunidade abrantina e da região”.

Este evento contou com a presença de Rui Lopes, vencedor da 4ª Edição do Prémio FOOD FAB LAB, com o pão de medronho da Medronho e Canela. Ao partilhar a sua experiência vivida com o INOV.LINEA, Rui Lopes referiu que “foi neste centro de investigação que encontrei os meios técnicos para dar resposta aos meus projetos à escala industrial para atingir a escalada de mercado”.

O empresário da região de Leiria destaca que, através do INOV.LINEA conseguiu atingir o posicionamento necessário para alavancar o seu produto junto de alguns públicos e, também, chegar à certificação de qualidade. Recentemente, o produto vencedor da 4ª Edição, conquistou um lugar nas prateleiras da cadeia de supermercados Continente, da SONAE, na categoria de produto Clean Label.

O júri que irá avaliar os produtos a concurso nesta edição, foi apresentado por Marta Evangelista, Coordenadora do INOV.LINEA. Este será constituído por entidades como AGROCLUSTER RIBATEJO, a Escola Superior de Agronomia de Santarém, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, o laboratório COLAB4FOOD, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, a Associação Portuguesa de Nutrição e a SONAE. Marta Evangelista aproveitou o momento para destacar que, com a mais recente aposta no aumento da equipa da unidade, o INOV.LINEA está melhor preparado para responder às necessidades de cada candidato.

Os produtos a concurso serão avaliados em três categorias, a inovação, tendo em conta a criatividade e originalidade do produto; o potencial de mercado, que confere ao vencedor o mérito pela potencialidade do produto para a entrada no mercado, o valor acrescentado inerente, valorização do território local, regional ou nacional e a faculdade de promover a economia; a degustação, critério que confere o mérito pela suprema diferenciação e excelência sensorial, em todos os atributos organoléticos e sensitivos do produto.

Os prémios a concurso são o Prémio FOOD FAB LAB no valor de mil e quinhentos euros em serviços do INOV.LINEA do TAGUSVALLEY, tendo em conta as suas capacidades e serviços diferenciados, nomeadamente desenvolvimento de produtos, oficina de introdução no mercado e FOOD FAB LAB, e os prémios nas categorias Inovação, Potencial de Mercado e Degustação no valor médio de 500 euros em serviços do INOV.LINEA do TAGUSVALLEY, tendo em conta as suas capacidades e serviços diferenciados.

Com o alargamento do prazo, as inscrições estão abertas até dia 15 de maio, e estão disponíveis para empresas ou empresários em nome individual, legalmente constituídos na forma de pessoas singulares ou coletivas e/ou pessoas individuais com idade superior a 18 anos.

Nenhuma descrição disponível. Nenhuma descrição disponível.


Data

2022-04-29

Partilhar