O EMPRE - EMPRESÁRIOS NA ESCOLA

Conheça a história do Projeto de Empreendedorismo no Ensino, implementado pelo TAGUSVALLEY, e que desenvolve atualmente a sua 7ªEdição.

O EMPRE – Empresários na Escola teve o seu início em Langreo – Astúrias – Espanha, quando a Cidade Industrial do Val del Nalón decidiu investir em programas de incentivo ao empreendedorismo na educação, devido ao forte impato do desemprego que ocorreu na região. Estávamos no ano de 1987 quando Valnalón lançou o seu primeiro programa.

Em 2006, através de uma iniciativa EQUAL, apelidada de B-TECH, este mesmo programa inicia-se na Covilhã (Portugal) através da PARKURBIS (Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã). Foi inserido na Quinta das Palmeiras, tendo atingido resultados interessantes. 

Em 2008, o TAGUSVALLEY investiu nesta iniciativa como uma forma de incentivo ao empreendedorismo na região, começando com um projecto piloto em Abrantes (Portugal), com a Escola Secundária Solano de Abreu e com a E.B. 2,3 D. Miguel de Almeida. O projecto é depois considerado como um dos objetivos do TAGUSVALLEY, procurando implementá-lo em todas as escolas da região.

Com o sucesso conseguido no ano letivo em 2008, existiu uma expansão para mais duas escolas na região em 2009 (E.B. 2,3/S Dr. Octavio Duarte Ferreira – Tramagal – Portugal e E.B. 2,3/S Verde Horizonte – Mação – Portugal). O sucesso de aplicação do EMPRE manteve-se, mostrando mudanças significativas nos alunos participantes no projeto.

Foi no ano de 2010 que a RIERC (Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro) decidiu investir no EMPRE, através da iniciativa StartUp. Do ponto de vista da RIERC, esta foi a oportunidade de implementar uma ferramenta que realmente preparava os jovens para o futuro. Através desta iniciativa, juntaram-se ao EMPRE: GrupUnave (Aveiro), OPEN (Marinha Grande) e AIRO (Caldas da Rainha).

Em 2011, conscientes da importância deste tipo de programas, a CIMT (Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo) e a CIMPIS (Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul) tornam-se parceiros do EMPRE. O objectivo foi o de implementar programas de incentivo do ensino de empreendedorismo nas escolas, dentro de cada território de atuação, fazendo assim chegar o projeto ao maior número de alunos possível. Estas parcerias continuam atualmente ativas.

Com o impacto conseguido, o EMPRE foi reconhecido pela comunidade com uma boa prática e uma forma de encorajar o empreendedorismo nos jovens estudantes. Através de uma publicação feita em 2012 (Empreendedores Precisam-se – Edições Sílabo), a Associação Portugal Primeiro, reconhece o EMPRE – Empresários na Escola, como uma das três melhores metodologias exemplo a aplicar em Portugal na área de incentivo do ensino de empreendedorismo.

Durante o ano de 2013, o EMPRE foi distinguido com o selo de qualidade +e +i promovido pelo Ministério da Economia e que visa distinguir as boas práticas implementadas em Portugal.

No ano letivo 2014/2015 o projeto é implementado em 15 escolas da Região, tendo trabalhado neste ano letivo com um número superior a 400 alunos.

Tendo consciência de que o futuro é um caminho que se faz todos os dias, o EMPRE – Empresários na Escola prepara atualmente a sua implementação no ano letivo 2015/2016.

Para conhecer mais sobre o nosso projeto visite o nosso espaço em www.empre.org

Para mais informações e/ou inscrição de Escola/Turma pode contatar-nos no INOV.POINT - Centro de Inovação e Apoio ao Empreendedorismo, através dos seguintes contactos:

TAGUSVALLEY - TECNOPOLO DO VALE DO TEJO
Rua José Dias Simão 220-062 Abrantes
T: (+351) 241 330 330
F: (+351) 241 330 339

Técnico EMPRE - EMPRESÁRIOS NA ESCOLA
Eduardo Costa | (+351) 937 567 601 | E: geral@empre.org