MÉDIO TEJO - EMPREENDEDORISMO EM REDE

O projeto MÉDIO TEJO - EMPREENDEDORISMO EM REDE (EM_REDE), é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), e tem como objetivo o desenvolvimento de um ecossistema empreendedor, agregando agentes facilitadores do Empreendedorismo a nível local, e em que cada elemento participa em função da sua vocação e competências específicas, com vista a melhorar os serviços de apoio ao pequeno empreendedor, para aumentar localmente o número de empresas criadas e a sua sustentabilidade.

O projecto EM_REDE desenvolve ações com vista alcançar os seguintes objetivos:

  • Promover a criação na Região do Médio Tejo de um ecossistema empreendedor, apoiando a estruturação e coordenação de uma rede territorial à escala supramunicipal que contribua para favorecer a criação de sinergias e de condições de eficácia e eficiência no domínio do apoio ao empreendedorismo de base local;

  • Promover o empreendedorismo, com especial enfoque nos públicos em idade escolar. Pretende-se a universalização do acesso dos jovens a atividades de empreendedorismo, que permitam desenvolver em contexto de aprendizagem uma cultura onde seja valorizada a capacidade de gerar ideias.

  • Facilitar o acesso à criação de empresas e emprego na Região do Médio Tejo, através da oferta, aos empreendedores, de assistência técnica especializada em todas as fases críticas do ciclo empreendedor.

Neste sentido, encontra-se mobilizado um conjunto diversificado de atores locais que, trabalhando em rede, permitem concretizar os objetivos delineados. O presente projeto é aplicado no território do Médio Tejo com o apoio do IAPMEI. Conheça o Folheto EM_REDE.

No âmbito deste projeto, encontra-se em desenvolvimento a 4ª edição do Apoio à Criação de Empresas, com o objetivo de apoiar empreendedores na identificação de ideias de negócio e na criação das suas empresas. A prestação dos serviços de consultoria para a implementação da assistência técnica está a cargo do TAGUSVALLEY. Ainda, neste âmbito, decorre anualmente, um serviço de apoio ao ensino do empreendedorismo nas turmas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico de escolas do Médio Tejo. Esta iniciativa, dinamizada também pelo TAGUSVALLEY, realiza-se em contexto de sala de aula e tem como objetivo promover uma atitude empreendedora nos jovens em idade escolar, fomentando o espirito crítico e inovador.

O projeto EM_REDE, promovido pela CIMT  é financiado pelo QREN no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (Maiscentro).

Conheça o Portal EM_REDE, aqui.