Notícias

Novas tecnologias em Santarém

Eventos, Agro-Indústria, Ciência e Tecnologia

29 de Novembro de 2017

O TAGUSVALLEY - Parque Tecnológico do Vale do Tejo, apresenta nos dias 29 e 30 de Novembro no Convento de S. Francisco, Santarém, duas tecnologias inovadoras para  indústria alimentar com exemplos de aplicação aos sectores vitivinícola e da aquacultura. Estas tecnologias resultam de projectos dinamizados em parceria com a ESAS|IPS e a COMPTA, respectivamente.

Novas tecnologias em Santarém

A Tecnologia com aplicação desenvolvida para ao sector vitivinícola permite eliminar a tradicional utilização de dióxido de enxofre (alergénio também conhecido como "sulfito") na estabilização do vinho, através da utilização de radiação UV à temperatura ambiente. Esta tecnologia tem aplicação a outros alimentos líquidos termo-sensíveis como o leite, sumos, vinagre e cidra.

A Tecnologia com aplicação desenvolvida para o sector da aquacultura permite implementar processos de controlo da evolução da produção dos peixes em tempo real e à distância através do recurso a tecnologias de visão artificial. Este tipo de tecnologia tem aplicações a diversos sectores da indústria alimentar e outros para além desta.

Esta acção decorre enquanto parte das actividades de promoção da inovação e da tecnologia no tecido empresarial da região, assumidas pelo TAGUSVALLEY na parceria INOV C, liderada pela Universidade de Coimbra e financiada pelo CENTRO 2020. Ainda no âmbito desta parceria será realizado no dia 14 de Dezembro a terceira sessão do ciclo de workshops de promoção da ciência e inovação tecnológica com uma sessão dedicada ao tema "Tecnologias e redes de comunicação em ambiente industrial", nas instalações da sede do TAGUSVALLEY em Abrantes.