Notícias

IX Encontro Ibérico de PCT

Inovação, Horizonte2020, Ciência e Tecnologia

30 de Outubro de 2015

O TAGUSVALLEY vai participar no IX Encontro Ibérico de Parques Científicos e Tecnológicos, nos dias 4 e 5 de novembro, em Badajoz (Espanha).
IX Encontro Ibérico de PCT

Este momento de encontro e união de esforços ibéricos, promovido pela TECPARQUES e pela APTE, tem como objetivo promover o debate sobre as especializações dos parques, estabelecendo sinergias e fortalecendo a rede de oportunidades entre os Parques de Ciência e Tecnologia (PCT), nas áreas de Inovação, na Península Ibérica.

As temáticas, deste ano, são as Infraestruturas e Serviços Empresariais dos parques, as atividades em rede entre empresas portuguesas e espanholas e as formas de financiamento, com especial destaque para o programa comunitário Horizonte 2020. Pretende-se com esta iniciativa ibérica colocar os PCT alinhados para responder às prioridades da estratégia europeia na área da inovação, dotando-os de maior competitividade e visibilidade na Zona Euro.

O programa inicia a 4 de novembro com a assembleia geral da APTE. Haverá, ainda, neste dia um jantar colóquio, em que serão discutidas as grandes linhas orientadoras europeias do trabalho que se pretende desenvolver nas áreas da investigação, ciência e inovação.

Para o segundo dia de encontro estão programadas várias palestras institucionais. De destacar as conferências sobre Espaços de Inovação, por Victor Santiago Tabares, da iSINAPSIS, e sobre Cidades Inteligentes, por Gonçalo Costa Andrade, da IMB. Irão decorrer, também, um espaço aberto sobre metodologia participativa para o desenho de serviços conjuntos, e um de Networking entre grupos de investigação e empresas sediadas nos PCT portugueses e espanhóis.

A última intervenção deste encontro, uma das mais esperadas, será a de Manuel Mendigutía, membro da Agência Executiva das Pequenas e Médias Empresas da Comissão Europeia (EASME), que falará sobre os instrumentos financeiros, na área da inovação, para PME’s, no âmbito do programa europeu Horizonte 2020.

Para o IX Encontro Ibérico de Parques Científicos e Tecnológicos está prevista a participação de representantes dos PCT, Governos de Portugal e Espanha, municípios e universidades ibéricas.

>Site OficialInscrições