Notícias

Hey! Hackathon 2017

Eventos, Inovação, Ciência e Tecnologia

04 de Maio de 2017

Uma plataforma inovadora que usa dados recolhidos à distância para detetar avarias em fase inicial e agendar reparações rápidas, vai ser validada pela Mitsubishi Fuso Truck Europe.

Hey! Hackathon 2017

Uma plataforma inovadora que usa dados recolhidos à distância para detetar avarias em fase inicial e agendar reparações rápidas, vai ser validada pela Mitsubishi Fuso Truck Europe depois de ter vencido a edição de 2017 do Hey! Hackathon, uma maratona tecnológica, que decorreu na passada sexta-feira e sábado, na fábrica da Mitsubishi no Tramagal, e que foi organizada em conjunto com o CEiiA.
 
A conCANTER foi idealizada por uma equipa de alunos das faculdades de Engenharia do Porto e do Minho.
 
Em segundo lugar ficou outra equipa do Porto, desta vez do Instituto Superior de Engenharia, e em terceiro uma equipa do Instituto Superior Técnico.
 
“O balanço foi muito positivo. Os objetivos estão, de facto, cumpridos e estamos muito satisfeitos. Esta abertura à comunidade estudantil resultou em pleno. Tivemos excelentes ideias e uma lufada de ar fresco na empresa. O Hey! Hackathon pode evoluir para a internacionalização, muito provavelmente já em 2018”, assinalou Jorge Rosa, CEO da MFTE.
 
O Ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, esteve presente no arranque desta maratona tecnológica e salientou que a iniciativa entre a MFTE e o CEiiA “é um exemplo nacional e que fará com que esta geração possa ser mais empreendedora”.
 
“Aprender é um esforço que vale a pena. Uma noite a trabalhar numa fábrica, como é o vosso caso, é particularmente desafiante”, acrescentou o ministro.
 
O Hey!Hackathon desafiou 120 jovens, quase o dobro do ano passado, a desenvolver novas soluções em 3 áreas: “Connected Product”, “Connected Process” e “Connected People”, e contaram com a adesão de 10 instituições de ensino superior, de norte a sul, entre as quais as Universidades do Minho, Porto, Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Lisboa e Évora, e os Politécnicos do Porto, Leiria e Tomar.

“Este ano a empresa trouxe mais ambição à atividade, aumentando a quantidade de jovens e de escolas e politécnicos representados. É muito bom para os jovens, mas também é muito interessante para os quadros da fábrica poderem contactar com estes jovens. A MFTE passou a ser uma referência em Portugal, para todas as fábricas que pretendem fazer algo semelhante”, realçou João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, que também se juntou à iniciativa.

Durante o evento foram recolhidos 662 kg de alimentos, angariados pelo colaboradores da MFTE, CEiiA e alunos, sendo que as duas entidades organizadoras duplicarão em conjunto esta quantidade e irão entregar mais de 1,3 toneladas à Delegação de Abrantes do Banco Alimentar.


Mais informações sobre o evento:
www.heyhackathon.com
facebook.com/mfteheyhackathon