Notícias

Business Intelligence

Empreendedorismo, TIC

30 de Setembro de 2015

A Pós-graduação em Business Intelligence aliada aos serviços do TAGUSVALLEY, permitem a especialização dos gestores, tornando o Médio Tejo mais competitivo. 
Business Intelligence

Foi apresentada na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, no dia 29 de setembro, a Pós-Graduação em Business Intelligence (BI). Já na segunda edição, a especialização do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) vai novamente abrir este ano letivo, com o objetivo de responder às necessidades do mercado e das empresas, em capacitar os gestores para integrar informação, gerir tecnologias e práticas de análise de negócio inteligente. 

O programa da formação articula conceitos teóricos de gestão de tecnologias de informação e de ciências que lhe servem de suporte, com a utilização prática de aplicações e ferramentas de BI. Planeamento, Implementação e Controlo de Gestão, Gestão do Capital Humano, Arquitetura em Business Intelligence, Gestão e Otimização de Processos e Projetos e Modelos Matemáticos de Análise e de Apoio à Decisão são alguns dos módulos que fazem parte do plano curricular desta formação.

Esta 2ª edição, que irá durar um ano letivo, é marcada por Provas de Conceito e Seminários, nas mais atuais plataformas de Tecnologias de Informação, orientados por Diretores e Consultores Seniores da SoftINSA e da IBM.

O curso irá trazer à região e às empresas vantagens competitivas, na medida em que potenciará o surgimento de mais StartUps ou Spin-offs, com estratégias bem definidas e conhecimento do mercado.

Os empreendedores, após a formação em BI, podem encontrar no TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo e nos seus serviços suporte ao desenvolvimento da sua ideia e arranque do seu negócio, através da incubadora INOV.POINT. Para a indústria de produção, este Parque de Ciência e Tecnologia tem a dispor nas suas instalações, em Abrantes, o LINE.IPT – Laboratório de Inovação Industrial e Empresarial, para prototipagem e prova do conceito. Já no sector alimentar, experimentar novos produtos ou otimizar produções pode ser trabalhos realizados no INOV’LINEA – Centro de Transferência de Tecnologia Alimentar.  

Business Intelligence é a entrega de informação relevante ao decisor de uma empresa, para que este possa tomar decisões, atingindo os seus objetivos e posicionando o seu negócio. Atualmente, este conceito tem-se ligado com a área de Performance Management, que é o processo de definir a missão e estabelecer os objetivos, criando uma estratégia e controlando a sua execução. 

Mais info e inscrições na pós-graduação em www.ipt.pt